Cara equipa,

Na newsletter desta semana, encontrarão as nossas últimas actualizações e informações importantes, incluindo:



Sobre este espaço

Este espaço é para colegas, pelos colegas — não vem da direção, vem da equipa, para a equipa. Trata-se de valorizar o que somos juntos, reconhecendo o esforço, o cuidado e a presença de cada um. Se querem fazer um agradecimento a um colega é por aqui. Será publicado na próxima newsletter.

Agradecimentos

xxxxxx


RECRUTAMENTO

Nos Aprendizes acreditamos que cada membro da equipa é a melhor pessoa para identificar e selecionar os seus futuros colegas. Por isso, estamos a implementar um sistema de recomendação ativa. Se recomendar um futuro colega (e a pessoa confirmar que foi informada por si sobre a vaga), receberá um bónus pela recomendação de 250€!


Atualização sobre os Grupos de Investigação-Ação – Inspire-se!

Até agora, temos 21 pessoas inscritas e, neste momento, já começaram a ganhar forma 8 grupos de investigação. No entanto, esperamos que mais alguns colegas se juntem nos próximos dias.

Se ainda está a ponderar participar ou não tem a certeza sobre o que focar, espreite o que os seus colegas já estão a desenvolver — há ideias muito interessantes a surgir que podem despertar a sua própria inspiração!

Se tiver alguma dúvida ou gostaria de se juntar, não hesite em contactar o seu Coordenador de Secção ou a Rikke diretamente.

Eis uma antevisão do que já está em andamento:

  • Kate Tingley, Diogo Santos, Liz Nash
    Explorar a autonomia dos alunos em ligação com visitas de estudo, aprendizagem baseada em projetos (PBL) e voluntariado.

  • Mariana Menino, Madalena Teixeira
    Investigar como as estruturas de resolução de problemas da Matemática de Singapura — como a modelação por barras, a conversação colaborativa e o registo reflexivo — podem promover responsabilidade, persistência e envolvimento respeitoso na sala de aula.

  • Laura Morala Forte, Tiago Rodriguez, João Ferreira, Laura Cercas
    Analisar formas de promover a autonomia dos alunos através da implementação do Sistema de Casas no Aprendizes.

  • Stephen Hakim
    Explorar estratégias para reforçar a autonomia dos alunos em IGCSE Global Perspectives, assegurando ao mesmo tempo uma preparação eficaz para os exames.

  • Bárbara Doria, Joana Geraldo, Maria Gomes, Sara Prudêncio
    Conceber unidades interdisciplinares de PBL focadas na comunicação (visual, escrita e oral), com uma perspetiva temática sobre fake news e desinformação.

  • Victoria Rivadeneyra
    Investigar a autonomia e o envolvimento dos alunos em contextos não académicos, como o conselho de alunos e os clubes dinamizados pelos próprios estudantes.

  • Ana Marta Costa, Margarida Nabais, Andreia Palhinhas, Joana Coelho, Catarina Pires
    Explorar formas de criar pontes para a aprendizagem, com foco em como facilitar a transição do Pré-escolar para o 1.º Ciclo.

  • Helen Bacchus
    Ainda a decidir o tema. As ideias atuais incluem explorar a avaliação formativa em sala de aula — possivelmente através do uso aprofundado de ferramentas como a aplicação Socrative AI — ou a conceção de unidades de PBL que integrem estratégias do Socrative nas aulas de IGCSE e AS.



TABELAS DE IRS

Durante este mês continuam em vigor as tabelas de retenção na fonte transitórias (ago–set), ao abrigo da Lei n.º 55-A/2025, que aumentam temporariamente os salários líquidos. A partir de outubro, aplicam-se as tabelas finais e os valores regressam ao normal. Informação detalhada foi enviada por e-mail e está também disponível no Teams.


CARTÕES DE REFEIÇÃO

Tal como acordado para o ano de 25/26, o subsídio de alimentação passará a ser pago através de cartão de refeição. A distribuição dos cartões será feita na segunda-feira dia 29 entre as 16h e as 17h.


16 OUT | Open Day para novas famílias | 09:00–10:30

16 OUT | Sessão Online Informação sobre admissões em Universidades nos EUA | 18:00

17 OUT | Bio Market Edição Halloween | Tenda | 16:15–18:00

20 OUT | Feira do Livro | Receção da escola

22 OUT | Almoço de Halloween | Secundário

23 OUT | Sessão Online Informação sobre admissões em Universidades no Reino Unido | 18:00

24 OUT | Festa de Halloween | Pré-escolar, Primária e Middle

07 NOV | Pais | Café com Pais | 08:45–09:45

13 NOV | Sessão Online Informação sobre admissões em Universidades na UE | 18:00

20 NOV | Sessão Online Informação sobre admissões em Universidades em Portugal | 18:00

12 NOV | Three Way Conferences (Alunos, Professores e Pais) | Ensino Básico ao Secundário

11 FEV | Three Way Conferences (Alunos, Professores e Pais) | Middle ao Secundário

03 a 05 MAR | Festival Regenerar

29 MAR a 04 ABR | Erasmus+ Pré-Escolar e Ensino Básico | Suécia

21 ABR | Three Way Conferences (Alunos, Professores e Pais) | Ensino Básico

26 ABR a 02 MAI | Erasmus+ Ensino Secundário e Intermédio | Dinamarca


OPEN DAY PARA NOVAS FAMÍLIAS

Temos o prazer de convidar novas famílias para o nosso Open Day no dia 16 de outubro, das 9h00 às 10h30.

Será possível conhecer a Diretora e a Directora Pedagógica, visitar o ciclo em que está interessado (Pré-escolar, Primário, Middle School ou Secundário) e explorar a nossa visão educativa.

A inscrição é obrigatória. Incentive famílias interessadas a inscrever-se cedo.


MARQUE NA AGENDA | BIO MKT 2025/2026!

O Bio Mkt regressa este ano lectivo, bimestralmente, para momentos que já nos faziam tanta falta!
Edições:

17/10 – Edição Halloween

12/12 – Edição Christmas

30/1 – Edição Charity

4/3 – Edição Regeneration

29/5 – Edição Final
Sempre das 16:15 às 18h. Quer ser fornecedor? Conheça os nossos critérios e inscreva-se duas semanas antes de cada evento pedindo o formulário através do nosso e-mail: biomkt@aprendizes.pt


RESERVE A DATA | REUNIÕES ALUNO-PROFESSOR-ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

As nossas Three Way Conferences unem alunos, professores e pais para refletir e definir objetivos. A participação é obrigatória: os alunos devem vir acompanhados pelos pais apenas no horário que lhes for atribuído.

Nestas datas, não haverá aulas para cada secção, e os alunos podem ficar em casa, fora do horário que lhes for atribuído. Caso não seja possível, podemos ficar com as crianças na escola durante todo o dia.

12 Nov (Primário ao Secundário) | 11 Fev (Middle ao Secundário) | 21 Abr (Primário)



Pré-escolar

PEQUENOS POLLOCKS EM ACÇÃO!

Depois de ler Olivia, de Ian Falconer, em que Olivia visita um museu e fica fascinada por uma pintura de Jackson Pollock, alguns dos nossos “Salteadores” decidiram tentar algo parecido. Inspirados pelo estilo enérgico de Ping–drip e splatter do Pollock — e até por uma fotografia dele a pintar — decidimos criar os nossos próprios estilhaços de cor.

O resultado foi mais do que uma alegria desordenada: estimulou a criatividade, permitiu às crianças explorar sentimentos, praticar paciência, aperfeiçoar técnicas e ganhar confiança nas suas ideias. Ver as suas obras ganhar forma foi puro deleite; a arte tornou-se ao mesmo tempo brincadeira e aprendizagem!


Primária

CONHEÇA OS MINI-REPS

Na semana passada, os alunos do ensino primário elegeram os seus representantes de turma. Para muitos, foi a primeira vez que exerceram o seu direito de voto. Todo o processo decorreu da melhor forma, desde as campanhas com cartazes, vídeos e promessas até ao momento de reflexão e votação. Os representantes agora eleitos terão a importante missão de representar as suas turmas durante o próximo período em todos os momentos oficiais e sempre que sejam chamados a intervir.

Este é um cargo de grande responsabilidade, pois na nossa escola as decisões são tomadas em conjunto.


Middle

ABRIU A ÉPOCA DOS PODCASTS!

A nova temporada do nosso podcast já começou! Por trás do microfone, não é só falar — fazer podcasts exige investigação, planeamento e preparação. A nossa equipa dedica horas a delinear episódios, ensaiar textos e editar áudio para que cada história seja envolvente e bem trabalhada. Este processo desenvolve competências como trabalho em equipa, gestão de tempo e resolução criativa de problemas.

Também ajuda os podcasters a ganhar confiança, melhorar a comunicação e aprender a partilhar ideias com clareza. Ver os rascunhos transformarem-se em episódios finais é verdadeiramente gratificante — uma viagem de paciência, criatividade e dedicação.


Secundário

A CONSTRUIR BASES SÓLIDAS EM CIÊNCIAS

Os alunos do 9.º ano iniciaram o seu percurso no IGCSE de Ciências Coordenadas com uma experiência prática para consolidar o método científico. Com o teste da queda da régua, mediram tempos de reação, compararam mão dominante versus não dominante, repetiram ensaios, calcularam médias e refletiram sobre a importância da exatidão, da precisão e de recolher dados fiáveis.

Esta atividade prática não só eleva a confiança, como também estabelece os hábitos críticos de investigação e metodologia rigorosa que os acompanharão ao longo do ano.




CONHEÇA O NOSSO MENU

Estrela de Outubro: xxxx

xxxxx



SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS