Cara equipa,
Na newsletter desta semana, encontrarão as nossas últimas actualizações e informações importantes, incluindo:
Dia aberto para novas famílias
Reserve a data | Bio Market 2025/2026!
Reserve a data | Three Way Conferences (Alunos, Professores e Pais)
Menu
Estrela de Outubro: xxxx
Sobre este espaço
Este espaço é para colegas, pelos colegas — não vem da direção, vem da equipa, para a equipa. Trata-se de valorizar o que somos juntos, reconhecendo o esforço, o cuidado e a presença de cada um. Se querem fazer um agradecimento a um colega é por aqui. Será publicado na próxima newsletter.
Agradecimentos
xxxxxx
RECRUTAMENTO
Nos Aprendizes acreditamos que cada membro da equipa é a melhor pessoa para identificar e selecionar os seus futuros colegas. Por isso, estamos a implementar um sistema de recomendação ativa. Se recomendar um futuro colega (e a pessoa confirmar que foi informada por si sobre a vaga), receberá um bónus pela recomendação de 250€!
Atualização sobre os Grupos de Investigação-Ação – Inspire-se!
Até agora, temos 21 pessoas inscritas e, neste momento, já começaram a ganhar forma 8 grupos de investigação. No entanto, esperamos que mais alguns colegas se juntem nos próximos dias.
Se ainda está a ponderar participar ou não tem a certeza sobre o que focar, espreite o que os seus colegas já estão a desenvolver — há ideias muito interessantes a surgir que podem despertar a sua própria inspiração!
Se tiver alguma dúvida ou gostaria de se juntar, não hesite em contactar o seu Coordenador de Secção ou a Rikke diretamente.
Eis uma antevisão do que já está em andamento:
Kate Tingley, Diogo Santos, Liz Nash
Explorar a autonomia dos alunos em ligação com visitas de estudo, aprendizagem baseada em projetos (PBL) e voluntariado.Mariana Menino, Madalena Teixeira
Investigar como as estruturas de resolução de problemas da Matemática de Singapura — como a modelação por barras, a conversação colaborativa e o registo reflexivo — podem promover responsabilidade, persistência e envolvimento respeitoso na sala de aula.Laura Morala Forte, Tiago Rodriguez, João Ferreira, Laura Cercas
Analisar formas de promover a autonomia dos alunos através da implementação do Sistema de Casas no Aprendizes.Stephen Hakim
Explorar estratégias para reforçar a autonomia dos alunos em IGCSE Global Perspectives, assegurando ao mesmo tempo uma preparação eficaz para os exames.Bárbara Doria, Joana Geraldo, Maria Gomes, Sara Prudêncio
Conceber unidades interdisciplinares de PBL focadas na comunicação (visual, escrita e oral), com uma perspetiva temática sobre fake news e desinformação.Victoria Rivadeneyra
Investigar a autonomia e o envolvimento dos alunos em contextos não académicos, como o conselho de alunos e os clubes dinamizados pelos próprios estudantes.Ana Marta Costa, Margarida Nabais, Andreia Palhinhas, Joana Coelho, Catarina Pires
Explorar formas de criar pontes para a aprendizagem, com foco em como facilitar a transição do Pré-escolar para o 1.º Ciclo.Helen Bacchus
Ainda a decidir o tema. As ideias atuais incluem explorar a avaliação formativa em sala de aula — possivelmente através do uso aprofundado de ferramentas como a aplicação Socrative AI — ou a conceção de unidades de PBL que integrem estratégias do Socrative nas aulas de IGCSE e AS.
TABELAS DE IRS
Durante este mês continuam em vigor as tabelas de retenção na fonte transitórias (ago–set), ao abrigo da Lei n.º 55-A/2025, que aumentam temporariamente os salários líquidos. A partir de outubro, aplicam-se as tabelas finais e os valores regressam ao normal. Informação detalhada foi enviada por e-mail e está também disponível no Teams.
CARTÕES DE REFEIÇÃO
Tal como acordado para o ano de 25/26, o subsídio de alimentação passará a ser pago através de cartão de refeição. A distribuição dos cartões será feita na segunda-feira dia 29 entre as 16h e as 17h.
16 OUT | Open Day para novas famílias | 09:00–10:30
16 OUT | Sessão Online Informação sobre admissões em Universidades nos EUA | 18:00
17 OUT | Bio Market Edição Halloween | Tenda | 16:15–18:00
20 OUT | Feira do Livro | Receção da escola
22 OUT | Almoço de Halloween | Secundário
23 OUT | Sessão Online Informação sobre admissões em Universidades no Reino Unido | 18:00
24 OUT | Festa de Halloween | Pré-escolar, Primária e Middle
07 NOV | Pais | Café com Pais | 08:45–09:45
13 NOV | Sessão Online Informação sobre admissões em Universidades na UE | 18:00
20 NOV | Sessão Online Informação sobre admissões em Universidades em Portugal | 18:00
12 NOV | Three Way Conferences (Alunos, Professores e Pais) | Ensino Básico ao Secundário
11 FEV | Three Way Conferences (Alunos, Professores e Pais) | Middle ao Secundário
03 a 05 MAR | Festival Regenerar
29 MAR a 04 ABR | Erasmus+ Pré-Escolar e Ensino Básico | Suécia
21 ABR | Three Way Conferences (Alunos, Professores e Pais) | Ensino Básico
26 ABR a 02 MAI | Erasmus+ Ensino Secundário e Intermédio | Dinamarca
OPEN DAY PARA NOVAS FAMÍLIAS
Temos o prazer de convidar novas famílias para o nosso Open Day no dia 16 de outubro, das 9h00 às 10h30.
Será possível conhecer a Diretora e a Directora Pedagógica, visitar o ciclo em que está interessado (Pré-escolar, Primário, Middle School ou Secundário) e explorar a nossa visão educativa.
A inscrição é obrigatória. Incentive famílias interessadas a inscrever-se cedo.
MARQUE NA AGENDA | BIO MKT 2025/2026!
O Bio Mkt regressa este ano lectivo, bimestralmente, para momentos que já nos faziam tanta falta!
Edições:
17/10 – Edição Halloween
12/12 – Edição Christmas
30/1 – Edição Charity
4/3 – Edição Regeneration
29/5 – Edição Final
Sempre das 16:15 às 18h. Quer ser fornecedor? Conheça os nossos critérios e inscreva-se duas semanas antes de cada evento pedindo o formulário através do nosso e-mail: biomkt@aprendizes.pt
RESERVE A DATA | REUNIÕES ALUNO-PROFESSOR-ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
As nossas Three Way Conferences unem alunos, professores e pais para refletir e definir objetivos. A participação é obrigatória: os alunos devem vir acompanhados pelos pais apenas no horário que lhes for atribuído.
Nestas datas, não haverá aulas para cada secção, e os alunos podem ficar em casa, fora do horário que lhes for atribuído. Caso não seja possível, podemos ficar com as crianças na escola durante todo o dia.
12 Nov (Primário ao Secundário) | 11 Fev (Middle ao Secundário) | 21 Abr (Primário)
Pré-escolar
PEQUENOS POLLOCKS EM ACÇÃO!
Depois de ler Olivia, de Ian Falconer, em que Olivia visita um museu e fica fascinada por uma pintura de Jackson Pollock, alguns dos nossos “Salteadores” decidiram tentar algo parecido. Inspirados pelo estilo enérgico de Ping–drip e splatter do Pollock — e até por uma fotografia dele a pintar — decidimos criar os nossos próprios estilhaços de cor.
O resultado foi mais do que uma alegria desordenada: estimulou a criatividade, permitiu às crianças explorar sentimentos, praticar paciência, aperfeiçoar técnicas e ganhar confiança nas suas ideias. Ver as suas obras ganhar forma foi puro deleite; a arte tornou-se ao mesmo tempo brincadeira e aprendizagem!
Primária
CONHEÇA OS MINI-REPS
Na semana passada, os alunos do ensino primário elegeram os seus representantes de turma. Para muitos, foi a primeira vez que exerceram o seu direito de voto. Todo o processo decorreu da melhor forma, desde as campanhas com cartazes, vídeos e promessas até ao momento de reflexão e votação. Os representantes agora eleitos terão a importante missão de representar as suas turmas durante o próximo período em todos os momentos oficiais e sempre que sejam chamados a intervir.
Este é um cargo de grande responsabilidade, pois na nossa escola as decisões são tomadas em conjunto.
Middle
ABRIU A ÉPOCA DOS PODCASTS!
A nova temporada do nosso podcast já começou! Por trás do microfone, não é só falar — fazer podcasts exige investigação, planeamento e preparação. A nossa equipa dedica horas a delinear episódios, ensaiar textos e editar áudio para que cada história seja envolvente e bem trabalhada. Este processo desenvolve competências como trabalho em equipa, gestão de tempo e resolução criativa de problemas.
Também ajuda os podcasters a ganhar confiança, melhorar a comunicação e aprender a partilhar ideias com clareza. Ver os rascunhos transformarem-se em episódios finais é verdadeiramente gratificante — uma viagem de paciência, criatividade e dedicação.
Secundário
A CONSTRUIR BASES SÓLIDAS EM CIÊNCIAS
Os alunos do 9.º ano iniciaram o seu percurso no IGCSE de Ciências Coordenadas com uma experiência prática para consolidar o método científico. Com o teste da queda da régua, mediram tempos de reação, compararam mão dominante versus não dominante, repetiram ensaios, calcularam médias e refletiram sobre a importância da exatidão, da precisão e de recolher dados fiáveis.
Esta atividade prática não só eleva a confiança, como também estabelece os hábitos críticos de investigação e metodologia rigorosa que os acompanharão ao longo do ano.
Estrela de Outubro: xxxx
xxxxx