Cara equipa,
Na newsletter desta semana, encontrarão as nossas últimas actualizações e informações importantes, incluindo:
Festa de Fim de Ano: Color Block
Erasmus +
Menu
Sobre este espaço
Se querem fazer um agradecimento a um colega é por aqui. Será publicado na próxima newsletter.
Agradecimentos
Arraial – Veronica e todos que a apoiaram: Um enorme obrigado à Verónica e a toda a equipa incrível por fazerem do Arraial um momento memorável e cheio de alma!
Professores dos campos de férias: Obrigado por trazerem energia, criatividade e alegria a cada dia dos campos – vocês são os verdadeiros MVPs do verão!
Líderes, professores e assistentes da summer school: O vosso empenho e espírito de equipa fizeram da summer school uma experiência inesquecível para todos!
Ao Diogo Santos : Um shout out especial para o Diogo pelo seu empenho sempre a garantir que tudo corre bem com o summer school e os summer camps!
Equipa de Well-being: Mesmo em tempos de mudança, vocês continuam a ser uma rocha de apoio e empatia – obrigado por cuidarem tão bem de todos nós.
Um enorme obrigado à Vanessa pelo seu empenho e dedicação na produção do Yearbook!
NOVIDADES
Parabéns ao novo Coordenador do DUKE OF EDINBURGH, Diogo Santos!
É com muito entusiasmo que anunciamos que o Diogo Santos assumirá o papel de Coordenador do Duke of Edinburgh’s Award. Ao longo dos últimos anos, o Diogo demonstrou um compromisso exemplar, garantindo que todas as atividades fossem memoráveis e bem organizadas. Acreditamos plenamente que é a pessoa ideal para liderar esta aventura — com dedicação, energia e visão. Parabéns, Diogo!
LIZ NASH SERÁ A NOSSA COORDENADORA DE VOLUNTÁRIOS ESTE ANO!
É com enorme entusiasmo que anunciamos que a Liz Nash será a nossa Coordenadora de Voluntários este ano! A sua dedicação, simpatia e energia fazem dela a pessoa ideal para dinamizar a nossa comunidade de voluntários.
Desejamos-te um excelente ano neste novo papel — é um privilégio contar contigo!
RECRUTAMENTO
Partilhar é atrair — ao divulgarem estas ofertas, a nossa equipa ajuda a trazer mais talento como o vosso! Vamos fazer crescer a Equipa.
Professor(a) do 1.º Ciclo (Ano Letivo 25/26)
Assistente de 1º Ciclo (Ano Letivo 25/26)
Professor(a) Co-Titular do 1.º Ciclo (Ano Letivo 25/26)
Professor(a) de História e Geografia de Portugal Middle school (Ano Letivo 25/26)
Professor(a) de Business do Ensino Secundário (Ano Letivo 25/26)
Professor(a) de Educação Física – middle e secundário (Ano Letivo 25/26)
Professor(a) de Inglês – Ensino Secundário (Língua e Literatura)
Lembre-se, estas vagas estão abertas a todos, por isso, se estiver interessado/a, não hesite em candidatar-se!
Além disso, nos Aprendizes acreditamos que cada um de vós é a melhor pessoa para identificar e selecionar os seus futuros colegas. Por isso, estamos a implementar um sistema de recomendação ativa. Se recomendar um futuro colega (e a pessoa confirmar que foi informada por si sobre a vaga), receberá um
AGORA!!! - bónus de recomendação de 250€! - AGORA!!!
DESCRIÇÕES INTERNAS DE FUNÇÕES
SISTEMA DE HOUSES APRENDIZES 2025/26
A partir de Setembro, a Aprendizes lança o seu Sistema de Houses — uma comunidade transversal que une alunos e staff do Pré-Primário ao Secundário. Baseado nos nossos valores, promove identidade, ligação e liderança através de desafios académicos, artísticos, desportivos e de serviço.
Cada uma das quatro houses será liderada por capitães alunos, com apoio de mentores adultos. Mais do que competição, trata-se de pertença, colaboração e celebração de talentos. Uma house não é um edifício — é uma comunidade.
LÍDER DE HOUSE
(1 posição | 150€/mês | Aberto a membros do staff da pré-escolar, primária, middle e secundário)
Resumo da Função:
Coordenar todo o sistema de Houses da escola. Garantir coerência, dinamismo e alinhamento com a visão e os valores da escola. Promover o envolvimento de alunos e staff.
Compromisso de Tempo:
Aproximadamente 1 hora/semana para planeamento, comunicação e supervisão do sistema.
Formação e Apoio:
Receberá formação como facilitador nas seguintes áreas:
Acompanhamento de liderança estudantil
Coordenação e logística de eventos
Estratégias de resolução de conflitos e motivação
Ferramentas digitais para comunicação e pontuação das houses
Responsabilidades Principais:
Supervisionar e apoiar os 4 Facilitadores de House
Desenvolver o calendário anual das houses (eventos académicos, artísticos, desportivos, etc.)
Planear e avaliar eventos com coordenadores de departamento e facilitadores
Promover a cultura, visibilidade e competição saudável entre houses
Liderar assembleias e iniciativas conjuntas de todas as houses
Acompanhar os House Captains e as suas equipas
Monitorizar e comunicar os pontos e rankings das houses
Comunicar através de murais, newsletters, Teams, etc.
FACILITADOR DE HOUSE
(4 posições | 100€/mês | Uma por House | Aberto a membros do staff da pré-escolar, primária, middle e secundário)
Resumo da Função:
Ser o coração da sua house. Facilitar a comunicação, a coordenação e o espírito de equipa entre alunos e staff. Capacitar os líderes estudantis a assumirem a responsabilidade por eventos e iniciativas da comunidade.
Compromisso de Tempo:
Aproximadamente 1 hora/semana, incluindo planeamento e coordenação.
Formação e Apoio:
Receberá formação como facilitador nas seguintes áreas:
Condução de reuniões inclusivas lideradas por alunos
Mentoria de House Captains/Vice-Captains
Comunicação eficaz entre diferentes faixas etárias
Coordenação de participação e eventos inter-houses
Responsabilidades Principais:
Liderar Reuniões Mensais da House com alunos e staff
Colaborar com os House Captains e equipas de alunos na planificação de eventos
Estimular e celebrar a participação nos desafios da house
Apoiar os alunos na organização de equipas e na preparação para eventos
Enviar dados de participação e feedback dos alunos ao Líder de House
Comunicar atualizações da house via avisos, assembleias ou plataformas digitais
Promover uma cultura de pertença e trabalho em equipa na house
Trabalho com Alunos:
Orientar House Captains e Vice-Captains na liderança de iniciativas e representação dos colegas
Garantir que a house é liderada pelos alunos, com organização e participação ativa sob orientação adulta
Fomentar a voz e responsabilidade dos alunos nas decisões e rumo da house
Critérios de Candidatura:
Aberto a todos os membros do staff do 1.º, 2.º e 3.º ciclo. Os candidatos devem:
Demonstrar fortes capacidades organizativas e de comunicação
Ter paixão pelo envolvimento dos alunos e participação inclusiva
Inspirar alunos e colegas através de uma liderança positiva
Mostrar compromisso com a comunidade escolar e o espírito de escola
Prazo: 14 de Julho
Submeter uma carta de motivação (1 página), indicando o cargo a que se candidata e porque se considera adequado/a à função.
01 JUL - 18 JUL | Summer school | 09h00 até 15h45
17 JUL | Actividade de Team Building para o Middle School – A Confirmar
18 JUL | Summer school | 09h00 até 12h00 - sem almoço
18 JUL | Apenas para funcionários | Festa Interna do Pessoal
(SEJA A) COR FORA DAS LINHAS!
A grande Color Block Party acontece no dia 18 de Julho às 19h, na Escola Aprendizes! O dress code? Sem neutros, sem padrões – só blocos de cor e energia positiva.
Junte-se a nós para uma noite cheia de ritmo, cor e alegria!
PROGRAMA ERASMUS+
Antes de irem de férias, aqui fica algo entusiasmante em que pensar:
No próximo ano letivo, três docentes de cada ciclo terão a oportunidade de participar numa experiência de job-shadowing no estrangeiro, através do programa Erasmus+. Trata-se de uma oportunidade única para passar cinco dias num ambiente escolar inspirador, observando, aprendendo e explorando novas abordagens à aprendizagem ativa e à autonomia dos alunos.
Pré-Escolar e 1.º Ciclo: Suécia | 29 de março – 4 de abril
2.º e 3.º Ciclos e Secundário: Dinamarca | 26 de abril – 2 de maio
Interessado/a? Manifeste o seu interesse [aqui].
Além disso, um grupo de alunos do 8.º ano irá visitar uma escola na Chéquia em janeiro, e alguns alunos do 9.º ano viajarão até uma escola na Islândia em abril. Dois professores acompanharão cada grupo. Caso tenha interesse em participar, por favor contacte a Joana Cunha ou a Victoria Rivadeneyra.
Aproveite para considerar esta oportunidade de desenvolvimento profissional inspiradora!
NA PRÓXIMA SEMANA
Na próxima semana, a Teresa Cruz enviará a todos informação sobre as orientações da última semana e sobre a pausa. Estejam atentos ao Teams.
FÉRIAS DE VERÃO E DATAS DE REGRESSO
Como sabem, as férias escolares começam após o dia 18 de Julho.
Contamos convosco de regresso no dia 25 de Agosto para preparar o novo ano letivo.
Recebemos os nossos novos alunos a 2 de Setembro e os restantes a 3 de Setembro.
A Pré-escolar começa a 8 de Setembro.
Veja o calendário para mais detalhes.
Desejamos a todos um merecido e ótimo descanso!
CURSOS E CERTIFICAÇÕES EM IA NO THE NATIONAL COLLEGE
Na plataforma The National College, à qual todos temos acesso, estão disponíveis vários cursos e certificações sobre Inteligência Artificial. Estes recursos podem ser particularmente úteis para compreendermos as oportunidades e desafios que a IA poderá trazer no próximo ano letivo.
Vale a pena explorá-los durante o verão ou no início do ano.
3 SÉRIES SOBRE EDUCAÇÃO, ADOLESCÊNCIA E DESAFIOS INVISÍVEIS
Se ainda não viram, aqui ficam três séries para ver este verão que nos ajudam a perceber melhor os nossos alunos, os desafios da adolescência e o que muitas vezes se passa longe dos olhos de pais e professores.
1. ADOLESCENCE
Um thriller psicológico que começa com a acusação de um rapaz de 13 anos pelo assassinato de um colega. Ao longo da série, acompanhamos a tentativa de reconstruir a verdade, revelando traumas profundos, segredos familiares e as complexidades do sistema educativo. Uma série densa e provocadora, disponível na Netflix, que nos obriga a questionar o que se passa com os nossos jovens — mesmo quando parecem bem.
2. 13 REASONS WHY
Marcante e desconfortável, esta série tornou-se um clássico moderno. Através das gravações deixadas por uma adolescente antes de se suicidar, a série expõe, de forma crua, os efeitos do bullying, da violência sexual, da negligência emocional e da cultura de silêncio nas escolas. Um murro no estômago — necessário para pais, professores e educadores que queiram realmente ouvir.
3. OLYMPO
Passada num centro de alto rendimento, esta série espanhola acompanha a nadadora Amaia após uma colega colapsar misteriosamente. Com um tom sombrio e cinematográfico, OLYMPO levanta questões sobre a pressão no desporto jovem, saúde mental, doping e a cultura de exigência extrema. Uma excelente metáfora para o que se exige (demasiado cedo) a muitos adolescentes hoje.
PARA LER
“O Caminho do Artista”, de Julia Cameron, traz um programa de 12 semanas com exercícios para ajudar a desbloquear a criatividade e enfrentar os obstáculos que dificultam o processo de criação.
O livro é útil para profissionais de qualquer área que queiram explorar novas formas de pensar e agir no trabalho e na vida.