Cara equipa,

Na newsletter desta semana, encontrarão as nossas últimas actualizações e informações importantes, incluindo:



Sobre este espaço

Se querem fazer um agradecimento a um colega é por aqui. Será publicado na próxima newsletter.

Agradecimentos

Arraial – Veronica e todos que a apoiaram: Um enorme obrigado à Verónica e a toda a equipa incrível por fazerem do Arraial um momento memorável e cheio de alma!

Professores dos campos de férias: Obrigado por trazerem energia, criatividade e alegria a cada dia dos campos – vocês são os verdadeiros MVPs do verão!

Líderes, professores e assistentes da summer school: O vosso empenho e espírito de equipa fizeram da summer school uma experiência inesquecível para todos!

Ao Diogo Santos : Um shout out especial para o Diogo pelo seu empenho sempre a garantir que tudo corre bem com o summer school e os summer camps!

Equipa de Well-being: Mesmo em tempos de mudança, vocês continuam a ser uma rocha de apoio e empatia – obrigado por cuidarem tão bem de todos nós.

Um enorme obrigado à Vanessa pelo seu empenho e dedicação na produção do Yearbook!


NOVIDADES

Parabéns ao novo Coordenador do DUKE OF EDINBURGH, Diogo Santos!


É com muito entusiasmo que anunciamos que o Diogo Santos assumirá o papel de Coordenador do Duke of Edinburgh’s Award. Ao longo dos últimos anos, o Diogo demonstrou um compromisso exemplar, garantindo que todas as atividades fossem memoráveis e bem organizadas. Acreditamos plenamente que é a pessoa ideal para liderar esta aventura — com dedicação, energia e visão. Parabéns, Diogo!

LIZ NASH SERÁ A NOSSA COORDENADORA DE VOLUNTÁRIOS ESTE ANO!

É com enorme entusiasmo que anunciamos que a Liz Nash será a nossa Coordenadora de Voluntários este ano! A sua dedicação, simpatia e energia fazem dela a pessoa ideal para dinamizar a nossa comunidade de voluntários.
Desejamos-te um excelente ano neste novo papel — é um privilégio contar contigo!

RECRUTAMENTO

Partilhar é atrair — ao divulgarem estas ofertas, a nossa equipa ajuda a trazer mais talento como o vosso! Vamos fazer crescer a Equipa.

  • Professor(a) do 1.º Ciclo (Ano Letivo 25/26)

  • Assistente de 1º Ciclo (Ano Letivo 25/26)

  • Professor(a) Co-Titular do 1.º Ciclo (Ano Letivo 25/26)

  • Professor(a) de História e Geografia de Portugal Middle school (Ano Letivo 25/26)

  • Professor(a) de Business do Ensino Secundário (Ano Letivo 25/26)

  • Professor(a) de Educação Física – middle e secundário (Ano Letivo 25/26)

  • Professor(a) de Inglês – Ensino Secundário (Língua e Literatura)

Lembre-se, estas vagas estão abertas a todos, por isso, se estiver interessado/a, não hesite em candidatar-se!

Além disso, nos Aprendizes acreditamos que cada um de vós é a melhor pessoa para identificar e selecionar os seus futuros colegas. Por isso, estamos a implementar um sistema de recomendação ativa. Se recomendar um futuro colega (e a pessoa confirmar que foi informada por si sobre a vaga), receberá um

AGORA!!! - bónus de recomendação de 250€! - AGORA!!!

DESCRIÇÕES INTERNAS DE FUNÇÕES

SISTEMA DE HOUSES APRENDIZES 2025/26

A partir de Setembro, a Aprendizes lança o seu Sistema de Houses — uma comunidade transversal que une alunos e staff do Pré-Primário ao Secundário. Baseado nos nossos valores, promove identidade, ligação e liderança através de desafios académicos, artísticos, desportivos e de serviço.

Cada uma das quatro houses será liderada por capitães alunos, com apoio de mentores adultos. Mais do que competição, trata-se de pertença, colaboração e celebração de talentos. Uma house não é um edifício — é uma comunidade.

LÍDER DE HOUSE

(1 posição | 150€/mês | Aberto a membros do staff da pré-escolar, primária, middle e secundário)

Resumo da Função:
Coordenar todo o sistema de Houses da escola. Garantir coerência, dinamismo e alinhamento com a visão e os valores da escola. Promover o envolvimento de alunos e staff.

Compromisso de Tempo:
Aproximadamente 1 hora/semana para planeamento, comunicação e supervisão do sistema.

Formação e Apoio:
Receberá formação como facilitador nas seguintes áreas:

  • Acompanhamento de liderança estudantil

  • Coordenação e logística de eventos

  • Estratégias de resolução de conflitos e motivação

  • Ferramentas digitais para comunicação e pontuação das houses

Responsabilidades Principais:

  • Supervisionar e apoiar os 4 Facilitadores de House

  • Desenvolver o calendário anual das houses (eventos académicos, artísticos, desportivos, etc.)

  • Planear e avaliar eventos com coordenadores de departamento e facilitadores

  • Promover a cultura, visibilidade e competição saudável entre houses

  • Liderar assembleias e iniciativas conjuntas de todas as houses

  • Acompanhar os House Captains e as suas equipas

  • Monitorizar e comunicar os pontos e rankings das houses

  • Comunicar através de murais, newsletters, Teams, etc.

FACILITADOR DE HOUSE

(4 posições | 100€/mês | Uma por House | Aberto a membros do staff da pré-escolar, primária, middle e secundário)

Resumo da Função:
Ser o coração da sua house. Facilitar a comunicação, a coordenação e o espírito de equipa entre alunos e staff. Capacitar os líderes estudantis a assumirem a responsabilidade por eventos e iniciativas da comunidade.

Compromisso de Tempo:
Aproximadamente 1 hora/semana, incluindo planeamento e coordenação.

Formação e Apoio:
Receberá formação como facilitador nas seguintes áreas:

  • Condução de reuniões inclusivas lideradas por alunos

  • Mentoria de House Captains/Vice-Captains

  • Comunicação eficaz entre diferentes faixas etárias

  • Coordenação de participação e eventos inter-houses

Responsabilidades Principais:

  • Liderar Reuniões Mensais da House com alunos e staff

  • Colaborar com os House Captains e equipas de alunos na planificação de eventos

  • Estimular e celebrar a participação nos desafios da house

  • Apoiar os alunos na organização de equipas e na preparação para eventos

  • Enviar dados de participação e feedback dos alunos ao Líder de House

  • Comunicar atualizações da house via avisos, assembleias ou plataformas digitais

  • Promover uma cultura de pertença e trabalho em equipa na house

Trabalho com Alunos:

  • Orientar House Captains e Vice-Captains na liderança de iniciativas e representação dos colegas

  • Garantir que a house é liderada pelos alunos, com organização e participação ativa sob orientação adulta

  • Fomentar a voz e responsabilidade dos alunos nas decisões e rumo da house

Critérios de Candidatura:

Aberto a todos os membros do staff do 1.º, 2.º e 3.º ciclo. Os candidatos devem:

  • Demonstrar fortes capacidades organizativas e de comunicação

  • Ter paixão pelo envolvimento dos alunos e participação inclusiva

  • Inspirar alunos e colegas através de uma liderança positiva

  • Mostrar compromisso com a comunidade escolar e o espírito de escola

Prazo: 14 de Julho
Submeter uma carta de motivação (1 página), indicando o cargo a que se candidata e porque se considera adequado/a à função.


01 JUL - 18 JUL | Summer school | 09h00 até 15h45

17 JUL | Actividade de Team Building para o Middle School – A Confirmar

18 JUL | Summer school | 09h00 até 12h00 - sem almoço

18 JUL | Apenas para funcionários | Festa Interna do Pessoal


(SEJA A) COR FORA DAS LINHAS!

A grande Color Block Party acontece no dia 18 de Julho às 19h, na Escola Aprendizes! O dress code? Sem neutros, sem padrões – só blocos de cor e energia positiva.

Junte-se a nós para uma noite cheia de ritmo, cor e alegria!


PROGRAMA ERASMUS+

Antes de irem de férias, aqui fica algo entusiasmante em que pensar:

No próximo ano letivo, três docentes de cada ciclo terão a oportunidade de participar numa experiência de job-shadowing no estrangeiro, através do programa Erasmus+. Trata-se de uma oportunidade única para passar cinco dias num ambiente escolar inspirador, observando, aprendendo e explorando novas abordagens à aprendizagem ativa e à autonomia dos alunos.

Pré-Escolar e 1.º Ciclo: Suécia | 29 de março – 4 de abril
2.º e 3.º Ciclos e Secundário: Dinamarca | 26 de abril – 2 de maio

Interessado/a? Manifeste o seu interesse [aqui].

Além disso, um grupo de alunos do 8.º ano irá visitar uma escola na Chéquia em janeiro, e alguns alunos do 9.º ano viajarão até uma escola na Islândia em abril. Dois professores acompanharão cada grupo. Caso tenha interesse em participar, por favor contacte a Joana Cunha ou a Victoria Rivadeneyra.

Aproveite para considerar esta oportunidade de desenvolvimento profissional inspiradora!



NA PRÓXIMA SEMANA

Na próxima semana, a Teresa Cruz enviará a todos informação sobre as orientações da última semana e sobre a pausa. Estejam atentos ao Teams.


FÉRIAS DE VERÃO E DATAS DE REGRESSO

  • Como sabem, as férias escolares começam após o dia 18 de Julho.

  • Contamos convosco de regresso no dia 25 de Agosto para preparar o novo ano letivo.

  • Recebemos os nossos novos alunos a 2 de Setembro e os restantes a 3 de Setembro.

  • A Pré-escolar começa a 8 de Setembro.

  • Veja o calendário para mais detalhes.

Desejamos a todos um merecido e ótimo descanso!



CURSOS E CERTIFICAÇÕES EM IA NO THE NATIONAL COLLEGE

Na plataforma The National College, à qual todos temos acesso, estão disponíveis vários cursos e certificações sobre Inteligência Artificial. Estes recursos podem ser particularmente úteis para compreendermos as oportunidades e desafios que a IA poderá trazer no próximo ano letivo.

Vale a pena explorá-los durante o verão ou no início do ano.


3 SÉRIES SOBRE EDUCAÇÃO, ADOLESCÊNCIA E DESAFIOS INVISÍVEIS

Se ainda não viram, aqui ficam três séries para ver este verão que nos ajudam a perceber melhor os nossos alunos, os desafios da adolescência e o que muitas vezes se passa longe dos olhos de pais e professores.

1. ADOLESCENCE
Um thriller psicológico que começa com a acusação de um rapaz de 13 anos pelo assassinato de um colega. Ao longo da série, acompanhamos a tentativa de reconstruir a verdade, revelando traumas profundos, segredos familiares e as complexidades do sistema educativo. Uma série densa e provocadora, disponível na Netflix, que nos obriga a questionar o que se passa com os nossos jovens — mesmo quando parecem bem.

2. 13 REASONS WHY
Marcante e desconfortável, esta série tornou-se um clássico moderno. Através das gravações deixadas por uma adolescente antes de se suicidar, a série expõe, de forma crua, os efeitos do bullying, da violência sexual, da negligência emocional e da cultura de silêncio nas escolas. Um murro no estômago — necessário para pais, professores e educadores que queiram realmente ouvir.

3. OLYMPO
Passada num centro de alto rendimento, esta série espanhola acompanha a nadadora Amaia após uma colega colapsar misteriosamente. Com um tom sombrio e cinematográfico, OLYMPO levanta questões sobre a pressão no desporto jovem, saúde mental, doping e a cultura de exigência extrema. Uma excelente metáfora para o que se exige (demasiado cedo) a muitos adolescentes hoje.


PARA LER

“O Caminho do Artista”, de Julia Cameron, traz um programa de 12 semanas com exercícios para ajudar a desbloquear a criatividade e enfrentar os obstáculos que dificultam o processo de criação.

O livro é útil para profissionais de qualquer área que queiram explorar novas formas de pensar e agir no trabalho e na vida.




SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS