Grade 6b explores ph and neutralisation in an engaging, hands-on lesson | O 6.º b explora o ph e a neutralização numa aula prática e envolvente

Last week, our Grade 6B students enjoyed an exciting and thought-provoking Physics and Chemistry lesson, deepening their understanding of pH, acids, and alkalis through active learning. The session was carefully structured to reinforce prior knowledge, foster collaborative inquiry, and promote meaningful learning experiences.

The lesson began with a retrieval practice activity, allowing students to activate their existing knowledge of pH—an essential step for strengthening memory retention and making new learning more accessible. Once they had re-engaged with familiar concepts, they moved on to a practical investigation: measuring the pH of various substances using pH strips.

Working in small groups, students followed a structured procedure, predicting and recording their observations before proceeding to the next step—mixing substances and observing the pH change in real time. To their surprise and excitement, they witnessed neutralisation in action—a tangible demonstration of how acids and alkalis react to form a neutral solution.

More than just a fun experiment, this lesson was designed to enhance cognitive connections and develop scientific thinking. By discussing their results and reasoning through their observations, students engaged in metacognition—reflecting on what they learned and how it connected to their prior knowledge. The combination of hands-on inquiry, structured discussion, and guided reflection ensured that learning was both deep and enduring.

This lesson exemplifies evidence-based teaching strategies, combining retrieval practice, guided inquiry, and collaborative learning—all key elements in fostering scientific curiosity and mastery. A simple yet powerful way to turn abstract concepts into tangible understanding!

Hoje, os nossos alunos do 6.º B participaram numa aula de Físico-Química entusiasmante e estimulante, aprofundando os seus conhecimentos sobre pH, ácidos e bases através da aprendizagem ativa. A sessão foi cuidadosamente estruturada para reforçar conhecimentos prévios, fomentar a investigação colaborativa e promover experiências de aprendizagem significativas.

A aula começou com uma atividade de recuperação de conhecimentos, permitindo aos alunos ativar o que já sabiam sobre o pH — um passo essencial para fortalecer a retenção da memória e facilitar novas aprendizagens. Após este momento inicial, avançaram para a investigação prática: medir o pH de várias substâncias usando tiras indicadoras.

Trabalhando em pequenos grupos, os alunos seguiram um procedimento estruturado, fazendo previsões e registando as suas observações antes de passar à etapa seguinte — misturar substâncias e observar, em tempo real, a mudança do pH. Para sua surpresa e entusiasmo, testemunharam a neutralização em ação — uma demonstração concreta de como os ácidos e as bases reagem para formar uma solução neutra.

Mais do que uma experiência divertida, esta aula foi concebida para reforçar conexões cognitivas e desenvolver o pensamento científico. Ao discutirem os seus resultados e refletirem sobre as observações, os alunos envolveram-se em metacognição — refletindo sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com os seus conhecimentos anteriores. A combinação entre investigação prática, discussão orientada e reflexão guiada garantiu uma aprendizagem profunda e duradoura.

Esta aula é um exemplo claro de estratégias de ensino baseadas em evidências, combinando recuperação de conhecimentos, investigação orientada e aprendizagem colaborativa — elementos essenciais para estimular a curiosidade científica e promover a compreensão. Uma forma simples, mas poderosa, de transformar conceitos abstratos em conhecimento concreto!

aprendizes