Exploring the Wild World of Woodlice: A Grade 5 Science Adventure | À Descoberta dos Bichos-da-Conta: Uma Aventura Científica no 5.º Ano
As part of our study of abiotic factors and their effects on animal behaviour, our Grade 5 scientists took their learning outside the classroom and into our very own vegetable garden. The goal? To investigate how light and moisture influence where animals choose to live—specifically, the humble but fascinating woodlouse.
The activity began with a clear and focused classroom introduction, where students learned what abiotic factors are and how they might impact the behaviour of living beings. Armed with this knowledge, clipboards, and plenty of curiosity, we headed outside for some hands-on fieldwork.
In pairs and small groups, students designed and carried out a simple experiment to test the woodlice’s preferences. Would they choose light or dark? Dry or moist? After carefully observing their tiny subjects in various conditions, the students were excited to discover a clear pattern: woodlice prefer moist, dark environments. Their delight was even greater when they spotted baby woodlice among the leaf litter—a wonderful bonus to an already engaging investigation!
We returned to the classroom to share results, discuss findings, and reflect on what we had observed. The students were visibly engaged throughout, asking thoughtful questions, making connections with previous lessons, and demonstrating genuine excitement about their discoveries.
It was a joyful, meaningful learning experience that blended scientific thinking with real-world observation—exactly the kind of learning we love to foster at our school.
No âmbito do nosso estudo sobre os fatores abióticos e os seus efeitos no comportamento dos animais, os alunos do 5.º ano levaram a ciência para fora da sala de aula e até à nossa horta escolar. O objetivo? Investigar de que forma a luz e a humidade influenciam o local onde os animais escolhem viver – neste caso, os curiosos e discretos bichos-da-conta (Porcellio scaber).
A atividade começou com uma introdução clara na sala de aula, onde os alunos ficaram a conhecer o conceito de fatores abióticos e a forma como estes podem afetar os seres vivos. Munidos de pranchetas, entusiasmo e espírito de investigação, partimos para a horta para realizar uma experiência científica prática.
Em pequenos grupos, os alunos planearam e realizaram uma experiência simples para testar as preferências dos bichos-da-conta: luz ou escuridão? Seco ou húmido? Depois de observarem cuidadosamente o comportamento destes pequenos invertebrados em diferentes condições, os alunos chegaram a uma conclusão clara e entusiasmante: os bichos-da-conta preferem ambientes escuros e húmidos. A surpresa foi ainda maior quando encontraram bebés bichos-da-conta entre as folhas – um verdadeiro bónus para uma investigação já muito empolgante!
De regresso à sala de aula, partilharam os resultados, discutiram as conclusões e refletiram sobre o que tinham aprendido. Os alunos mostraram-se visivelmente envolvidos, curiosos e entusiasmados com as suas descobertas, colocando questões pertinentes e fazendo ligações com aprendizagens anteriores.
Foi uma experiência de aprendizagem alegre e significativa, que combinou o pensamento científico com a observação do mundo real – exatamente o tipo de aprendizagem que valorizamos na nossa escola.