AGÊNCIA DOS ALUNOS

Caros Pais e Encarregados de Educação,

Esperamos que tenham passado um verão tranquilo em família. Em nome da Coordenação Pedagógica, dou-vos as boas-vindas a este novo ano letivo na escola Aprendizes. Estamos felizes por começar mais um ano de aprendizagens, crescimento e comunidade.

Este ano, o nosso principal foco pedagógico é Reforçar a Agência dos Alunos. Na Aprendizes, lembramo-nos de que: às vezes fazemos pelas crianças, mais frequentemente fazemos com elas, e, idealmente, são elas próprias a fazê-lo. Inspirados pelos países nórdicos e pelo Movimento da Escola Moderna, acreditamos que o nosso papel é nutrir a capacidade dos alunos de assumirem a responsabilidade pela sua aprendizagem e proporcionar-lhes as estruturas adequadas para florescerem.

Iremos colocar isto em prática de cinco formas principais:

  • Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL): Os alunos conduzem as suas próprias investigações e ligam os resultados ao mundo real. Individualmente e em grupo, investigam questões significativas, relacionam a sua aprendizagem com contextos reais e partilham os resultados com a escola e com a comunidade alargada.

  • Rotinas centradas no Aluno: Desde as assembleias às práticas de sala de aula, os alunos assumem um papel ativo na vida escolar.

  • Avaliações centradas no Aluno: Os alunos definem objetivos, autoavaliam-se e refletem sobre o seu progresso.

  • Apoio à aprendizagem centrado no Aluno: Continuaremos a dar prioridade ao Bem-Estar, mas com reforço no apoio à aprendizagem – dando a professores e alunos estratégias para aprender de forma mais eficaz.

  • Sentimento de Pertença (House System): Juntamente com os alunos, iremos co-criar o nosso sistema de “casas” com base nos três pilares – académico (Cabeça), bem-estar (Coração) e envolvimento (Mãos) – valorizando a colaboração acima da competição.

O que isto significa na prática

Pré-Escolar

  • Introdução de Portfólios: as crianças irão planear e apresentar a sua própria aprendizagem aos professores e pais ao longo do ano.

  • Continuação das rotinas fortes em sala de aula que incentivam e demonstram autonomia, pensamento crítico e colaboração (assiduidade, diário, assembleias, etc.) e aprendizagem baseada em projetos.

  • Abordagens CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Línguas): uma rotina diária de imersão em línguas de forma lúdica, contextualizada e significativa, num ambiente natural.

1.º Ciclo

  • Horários adaptados, com mais tempo e blocos mais longos para a aprendizagem bilingue e por projetos – reduzindo o tempo perdido em transições.

  • Disciplinas criativas (teatro, música e artes) oferecidas em simultâneo entre anos de escolaridade, permitindo projetos interdisciplinares.

  • Tempo extra para oficinas, rotativas por período, para aprendizagens mais profundas, complementando o currículo com criatividade e atividades práticas.

  • Leitura diária (DEAR – Drop Everything and Read) e assembleias de turma alargadas e democráticas.

  • Diretores de Turma a lecionar Social, Emocional e Relações (SER), com apoio de Victor Felippe.

  • Conferências triangulares (aluno-professor-pais):

    • 12 de novembro: com apoio dos professores, os alunos partilham os seus objetivos e progresso diretamente com os pais.

    • 21 de abril: os alunos lideram a conferência, celebram a sua aprendizagem e refletem sobre os seus objetivos com os pais.
      Estes dias são totalmente dedicados às conferências; haverá apoio de guarda para famílias que necessitem.

  • Reforço especial no apoio a Português Língua Não Materna (PLNM) e no apoio à aprendizagem.

2.º e 3.º Ciclos e Secundário

  • Assembleias de turma democráticas e semanais, onde os alunos assumem a responsabilidade pelas rotinas e pela resolução de problemas.

  • Conferências triangulares (aluno-professor-pais):

    • 12 de novembro: com apoio dos professores, os alunos partilham os seus objetivos e progresso diretamente com os pais.

    • 11 de fevereiro: os alunos lideram a conferência, celebram a sua aprendizagem e refletem sobre os seus objetivos com os pais.
      Estes dias são totalmente dedicados às conferências; haverá apoio de guarda para famílias que necessitem.

  • Oficinas centradas no aluno (5.º–8.º anos): espaço para os professores experimentarem e implementarem a aprendizagem baseada em projetos (revista de alunos, podcast).

  • Estúdios centrados no aluno (9.º ano): projeto de investigação independente, liderado pelos alunos, sobre um tema que realmente os apaixone – uma oportunidade para aprofundar um assunto à sua escolha e realizar um trabalho de investigação significativo em paralelo com os outros estudos.

  • Reforço especial no apoio a Inglês Língua Não Materna e no apoio à aprendizagem.

Apoio aos nossos professores

Para garantir que esta visão tem sucesso, estamos a:

  • Criar mais tempo de colaboração para os docentes (nas quartas-feiras, as aulas terminam às 15h para 2.º, 3.º ciclos e Secundário).

  • Continuar a formação em Aprendizagem Baseada em Projetos com Bryan Harms (High Tech High, EUA/Dinamarca).

  • Expandir intercâmbios Erasmus+ com escolas na Suécia, Dinamarca, Islândia e República Checa.

  • Desenvolver o nosso Programa de Investigação-Ação, com 20–30 educadores a investigarem a sua própria prática.

  • Oferecer formações contínuas como Singapore Math (matemática prática), PROMEHS (Promoting Mental Health in Schools) no 1.º Ciclo, Movimento da Escola Moderna (toda a escola) e outras formações disponíveis na maior plataforma mundial de formação online para educadores: The National College.

Boas-vindas a novas lideranças

Temos o prazer de dar as boas-vindas a Eunice Maia, a nossa nova Diretora Pedagógica. A Eunice traz consigo uma vasta experiência docente e de liderança (23 anos de prática escolar) e esteve envolvida no lançamento de um projeto-piloto de Aprendizagem Baseada em Projetos na sua escola anterior. Tem um percurso sólido em sustentabilidade e inovação, sendo fundadora da Maria Granel, a primeira loja “zero waste” em Portugal, e autora de Desafio Zero. Muitos já a conhecem pela liderança nos projetos de sustentabilidade que tem coordenado nos últimos dois anos, aqui na escola.

Estamos igualmente entusiasmados por receber Sónia Martins como Diretora de Bem-Estar e Apoio à Aprendizagem. A Sónia é uma especialista apaixonada e experiente que trabalhou durante muitos anos no desenvolvimento e apoio a alunos em contextos educativos nacionais e internacionais. Traz consigo uma vasta experiência no apoio a alunos de diferentes origens, incluindo aqueles com necessidades educativas especiais (NEE), orientando famílias e professores com estratégias práticas de aprendizagem e desenvolvimento socio-emocional.

Como podem apoiar em casa

  • Incentivem a independência dos vossos filhos: nem sempre fazendo por eles, mas com eles, ou permitindo que o façam sozinhos.

  • Apoiem o sentido de pertença dando-lhes oportunidades de contribuir em casa e na comunidade (deixar que façam compras, cozinhem, arrumem, ajudem).

  • Leiam com os vossos filhos cerca de 15–20 minutos por dia – seja para eles, com eles ou por eles próprios.

  • Estejam presentes nas reuniões de pais e nas conferências triangulares.

  • Apoiem-se mutuamente na organização familiar, especialmente nos dias de saídas mais cedo ou de conferências.

Reuniões de pais

Esperamos ver-vos nas seguintes reuniões:

  • 16 de setembro, 16h30–18h00 – Pré-Escolar

  • 17 de setembro, 16h30–18h00 – 1.º Ciclo

  • 18 de setembro, 16h30–18h00 – 2.º, 3.º Ciclos e Secundário

Estas sessões permitirão:

  • Contactar com o Diretor de Turma do vosso filho.

  • Conhecer outros pais e eleger representantes de turma.

  • Receber informações chave para o ano letivo.

Por favor, reservem também as datas das conferências triangulares lideradas pelos alunos:

  • 12 de novembro (1.º Ciclo, 2.º e 3.º Ciclos, Secundário)

  • 11 de fevereiro (2.º e 3.º Ciclos, Secundário)

  • 21 de abril (1.º Ciclo)

STUDENT AGENCY

Dear Parents and Guardians,

We hope you and your family had a restful summer. On behalf of the Pedagogical Coordination, I warmly welcome you to the new school year at Aprendizes. We are excited to begin another year of learning, growth, and community.

This year, our main pedagogical focus is Enhancing Student Agency. At Aprendizes, we remind ourselves: sometimes we do it for the students, more often with the students, and ideally by the students. Inspired by the Nordic countries and the Movimento Escola Moderna, we believe our role is to nurture students’ capacity to take ownership of their learning and provide the right structures for them to thrive.

 

We will put this into practice in five key ways:

  • Project-Based Learning (PBL): Students lead their own inquiries and connect outcomes with the real world. Students, individually and in groups, investigate meaningful questions, connect their learning to real-world contexts, and share their outcomes with the school and wider community.

  • Student-Centred Routines: From assemblies to classroom practices, students take an active role in shaping school life.

  • Student-Centred Assessments: Learners set goals, self-assess, and reflect on their progress.

  • Student-Centred Learning Support: We will continue with our strong focus on Well-being, but with improved learning support - empowering teachers and students with strategies for learning.

  • Sense of Belonging (House System): Together with students, we will co-create our house system based on our three pillars—academics (Head), well-being (Heart), and engagement (Hands)—with collaboration valued above competition.

What this means in practice

Pre-School

  • Introduction of Portfolios: children will plan and present their own learning to teachers and parents throughout the year.

  • Continue the strong routines in the classroom which encourage and demonstrate autonomy, critical thinking and collaboration (attendance, diary, assemblies etc.) and project based learning.

  • CLIL (Content and Language Integrated Learning) approaches. A daily routine and dynamic for immersion in languages in a playful, contextualized, and meaningful way for children, in a natural environment.

Primary

  • Adapted schedules with more time and longer blocks for bilingual and project-based learning—reducing time lost in transitions.

  • Creative subjects (drama, music, and arts) offered at the same time across grade levels, allowing for interdisciplinary projects.

  • Extra time for workshops, rotated termly, for deeper learning to compliment the curriculum with creativity and hands on activities.

  • Daily reading (DEAR - "Drop Everything and Read") and extended, democratic class assemblies.

  • Head Teachers teaching the Social, Emotional, and Relationship (SER) supported by Victor Felippe.

  • Student-teacher-parents (three-way) conferences: Nov 12: Students, with support from teachers, will share their goals and progress directly with parents. April 21: Students will lead the conference, share and celebrate their learning and reflect on their goals with parents. These days are fully dedicated to conferences; childcare will be available for families who need it.

  • Extra focus on support for Portuguese as a 2nd language (PLNM) and learning support.

Middle & Secondary

  • Weekly democratic class assemblies where students take responsibility for routines and problem-solving.

·                  Student-teacher-parents (three-way) conferences on Nov 12: Students, with support from teachers, will share their goals and progress directly with parents. Feb 11. Students will lead the conference, share and celebrate their learning and reflect on their goals with parents. These days are fully dedicated to conferences; childcare will be available for families who need it.

·                  Student centred Workshops from grade 5-8: A place for our teachers to experiment with and implement project-based learning (student magazine, podcast). 

·                  Student centred Studios for grade 9: An independent, student-led research project where students will explore a topic, they're truly passionate about. A fantastic opportunity to dive deep into a subject of their choice and complete a significant research project alongside their other studies.

·                  Extra focus on support for English as a 2nd language and learning support.

Supporting our teachers

To ensure this vision succeeds, we are:

  • Creating more collaboration time for staff (school day ends at 3 pm on Wednesdays for Middle & Secondary).

  • Continuing training in Project-Based Learning with Bryan Harms (High Tech High, USA/Denmark).

  • Expanding Erasmus+ exchanges with schools in Sweden, Denmark, Iceland, and the Czech Republic.

  • Running our Action Research Program, with 20–30 educators investigating their own practice.

  • Offering ongoing training like Singapore Math (hands on math), Promoting Mental Health in Schools (PROMEHS) (Primary), Movimento Escola Moderna (All school) and other trainings that are available for all our teachers from the worlds biggest online learning platform for educators: National College.

Welcoming new leaders

We are delighted to welcome Eunice Maia as our new Head of Pedagogics. Eunice brings extensive teaching and leadership experience (23 years of school practice), and she was closely involved in the launch of a Project-Based Learning pilot across cycles in her previous school. She has a strong track record in sustainability and innovation and is the Founder of Maria Granel, Portugal’s first zero-waste store and author of Desafio Zero. Many of you already know already her already from her leadership in our sustainability projects, which she has led for the last two years.

We are equally excited to welcome Sónia Martins to our community as the Head of Well-being and Learning Support. Sónia is a passionate and experienced learning specialist who has spent many years working in development and supporting students in national and international education. She has a wealth of experience supporting students of all backgrounds, including those with special educational needs (SEN), and guiding families and teachers with practical learning strategies and in Social and Emotional  development.

How you can support at home

  • Encourage your child’s independence: not always doing things for them, but with them, or allowing them to do it by themselves.

  • Support your child’s sense of belonging by giving them opportunities to contribute at home and in the community (let them shop, cook, clean, help out).

  • Read with your child around 15-20 minutes every day - either For them - With them - or let is be By them.

  • Be present for the parents’ meetings and the three-way conferences.

  • Support one another with care arrangements, especially on early-finish and conference days.

Parent meetings

We look forward to seeing you at the following meetings:

  • Sep 16, 16:30–18:00 – Pre-School

  • Sep 17, 16:30–18:00 – Primary

  • Sep 18, 16:30–18:00 – Middle & Secondary

These sessions will help you:

  • Connect with your child’s Head Teacher.

  • Meet other parents and elect class representatives.

  • Receive key information for the year ahead.

Please also mark your calendars for the three-way student-led conferences:

  • November 12 (Primary, Middle and Secondary)

  • February 11 (Middle and Secondary)

  • April 21 (Primary)