SER and PROMEHS: Nurturing Minds | SER e PROMEHS: Cuidando das Mentes
The Wellbeing and Learning Support team, as part of the enrichment of the SER (Social Emotional Redesign) program, guided and motivated the primary teachers, together with the SER program coordinator, to participate in ongoing training for the PROMEHS curriculum (Promoting Mental Health at Schools: https://pt.promehs.org/). This training is taking place during October, November, and December and aims to prepare the team to integrate PROMEHS activities into classroom work in a structured and consistent way.
PROMEHS is a European curriculum for promoting mental health, developed by researchers and institutions from seven countries. It provides schools with an evidence-based framework to strengthen the socio-emotional wellbeing of both students and teachers. The program supports the implementation of practices that develop personal and social skills, improve relationships and learning, and reduce risk behaviors, anxiety, and emotional distress, thereby fostering a healthier and more positive school culture.
By acquiring these skills, teachers are now better equipped to safely and effectively promote key areas of students’ socio-emotional development, such as self-awareness, self-regulation, social awareness, communication, and responsible decision-making.
Implementing PROMEHS within the SER framework represents a strategic investment in the wellbeing and holistic growth of our children. Our goal is to strengthen a teaching and learning culture that values academic success while also supporting the personal, social, and emotional development of each student.
A equipa do Wellbeing e Learning Support, no âmbito de enriquecimento do SER (Social Emotional Redesign), orientou e motivou os professores do 1.º ciclo, juntamente com o responsável pelo programa SER, para realizarem uma formação contínua do currículo PROMEHS (Promoting Metal Health at Schools https://pt.promehs.org/ ). Esta formação está a decorrer durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro e tem como objetivo preparar a equipa para integrar, de forma estruturada e consistente, as atividades do PROMEHS no trabalho em sala de aula.
O PROMEHS é um currículo europeu de promoção da saúde mental, desenvolvido por investigadores e instituições de sete países, que oferece às escolas uma estrutura baseada em evidência para fortalecer o bem-estar socioemocional de alunos e professores. O programa apoia a implementação de práticas que desenvolvem competências pessoais e sociais, melhoram a convivência e a aprendizagem, e reduzem comportamentos de risco, ansiedade e angústia emocional, promovendo uma cultura escolar mais saudável e positiva.
Ao adquirir estas competências, os professores encontram-se agora mais capacitados para promover, com segurança e qualidade, áreas fundamentais do desenvolvimento socioemocional dos alunos, como a consciência de si, a autorregulação, a consciência social, a comunicação e a tomada de decisão responsável.
A implementação do PROMEHS no âmbito do SER representa um investimento estratégico no bem-estar e no crescimento integral das nossas crianças. Pretendemos fortalecer uma cultura de ensino-aprendizagem que valoriza o sucesso académico, mas também o desenvolvimento pessoal, social e emocional de cada aluno.