Respiração oral, sabe o que significa? Oral breathing, do you know what it means?

Hoje é o Dia Nacional do Terapeuta da Fala e, para assinalar este dia (14 de novembro) a nossa terapeuta da fala, Maria Santos, alerta a comunidade Aprendizes para algo que cada vez mais se observa nas crianças e adolescentes:

A RESPIRAÇÃO ORAL

A respiração nasal (pelo nariz) é o modo correto de respirar e acontece com a boca fechada, a lingua encostada ao céu da boca e a inspiração nasal silenciosa.

A respiração nasal (pelo nariz)  é o modo correto de respirar e acontece com a boca fechada e a língua encostada ao céu da boca. Qual a importância de uma boa respiração?

O nariz é o responsável por aquecer e humidificar o ar inalado, além de filtrar partículas e microrganismos, permitindo que o ar que respiramos chegue em condições ideais para a oxigenação nos pulmões.

Para além disto, a respiração nasal auxilia no correto crescimento dos ossos centrais da face e no funcionamento da musculatura importante para a respiração e para a mastigação.

O que está a acontecer para altar a forma como respiramos?

As principais causas para a obstrução nasal são as gripes, sinusites, rinites, hipertrofia das amígdalas e adenoides, desvios do septo nasal e uso prolongado de chupeta.

 Respirar pela boca não é normal e torna-se uma condição patológica quando persiste por um período maior do que 6 meses. E sabia que pode ter uma consequência direta na qualidade do sono?

O que é considerada uma boa noite de sono?

Ao respirarmos pela boca os níveis de oxigênio que chegam ao cérebro são mais reduzidos, o sono fica mais agitado, com mais despertares noturnos.

Consequências das alterações de sono:

as nossas crianças apresentam um maior cansaço matinal,

dificuldades de atenção e concentração

aproveitamento escolar mais baixo.

Como saber se a criança respira pela boca?

lábios sempre entreabertos,

ressonar

babar durante a noite,

olheiras.

Se observar alguma destas características peça uma consulta com médico dentista, otorrinolaringologista ou terapeuta da fala.

 

To celebrate the National Day of Speech Therapy (November 14th) our speech therapist Maria Santos is alerting our community to something that is increasingly observed in children and adolescents today:

ORAL BREATHING

Breathing through the mouth is abnormal and becomes a pathological condition when it persists for longer than 6 months. And did you know that it can have a direct consequence on sleep quality?

When we breathe through our mouth, the oxygen levels that reach the brain are lower, and sleep becomes more agitated, with more night awakenings.

As a consequence of altered sleep, our children have more morning tiredness, difficulties with attention and concentration, and lower school performance.

If the child breathes through the mouth, you can probably observe some of these characteristics: lips always half-open, snoring or drooling during the night, and a narrow and deep roof of the mouth, among others.

If you notice any of these characteristics, ask for a consultation with a dentist, otolaryngologist, or speech therapist.

 

aprendizes