Fomentar uma Cultura de Amor, Cuidado e Respeito
Caros alunos e pais,
Ao navegarmos juntos pelos desafios da vida escolar, sinto-me compelida a partilhar uma preocupação sincera. A nossa escola não é apenas um local de aprendizagem - é uma comunidade, um espaço onde nos esforçamos por cultivar os valores do amor, do cuidado e do respeito uns pelos outros. No entanto, tenho observado momentos em que esta cultura partilhada tem sido tensa, e quero abordá-la com honestidade e esperança num caminho positivo.
Numa escola cheia de vida e aventura, as coisas acontecem. As crianças brincam, correm riscos e, por vezes, caem ou magoam-se. Sobem a árvores, saltam em trampolins e exploram o mundo à sua volta. As crianças testam os limites, comportam-se e, ocasionalmente, dizem coisas ofensivas umas às outras. Por vezes, o staff pode cometer erros ou ficar aquém das expectativas dos pais. Estes momentos fazem parte da vida numa comunidade vibrante e em crescimento. O mais importante não é o facto de estas coisas acontecerem - são inevitáveis - mas a forma como lidamos com elas.
Peço a todos nós que reflictamos sobre isto: Reagimos com raiva, gritos e culpa? Apontamos o dedo ou ameaçamos com acções judiciais? Ou fazemos uma pausa, partilhamos as nossas preocupações de forma construtiva e trabalhamos em conjunto para encontrar soluções, reparar e seguir em frente? A escolha que fazemos tem um impacto profundo não só na escola, mas também nos nossos filhos, que observam e aprendem com a forma como nós, adultos, lidamos com situações difíceis.
Jonathan Haidt, no seu livro The Coddling of the American Mind, aborda a forma como as nossas reacções ao stress e à incerteza moldam a geração seguinte. Refere que as crianças absorvem as ansiedades e pressões dos pais, o que pode amplificar os seus próprios medos e inseguranças. Quando enfrentamos os desafios com graça, colaboração e respeito mútuo, ensinamos aos nossos filhos a resiliência, a empatia e o poder da comunidade.
Também quero salientar a forma como estas dinâmicas afectam o nosso pessoal dedicado. Eles trabalham incansavelmente para apoiar os seus filhos, muitas vezes indo além para criar um ambiente seguro e acolhedor. É incrivelmente desanimador para eles quando são confrontados com linguagem rude, gritos ou ameaças. Estas interações têm um impacto - não só na moral, mas também na nossa capacidade de reter as pessoas competentes e compassivas que tornam esta escola especial.
Aqui, esforçamo-nos por viver segundo um conjunto diferente de valores. O nosso objetivo é falarmos uns com os outros e não uns sobre os outros. Damos feedback construtivo, mas fazemo-lo com gentileza. Ensinamos os nossos filhos a assumir riscos seguros, a aprender com os seus erros e a reparar as relações quando o mal é feito. Como adultos, temos de adotar o mesmo comportamento.
Juntemo-nos como uma comunidade que escolhe a compreensão em vez do julgamento, a colaboração em vez do conflito e o respeito em vez da culpa. Responsabilizemo-nos a nós próprios e uns aos outros de uma forma que reflicta o amor e o cuidado que desejamos ver nos nossos filhos.
Thank you for being part of this journey. Together, we can continue to create a school where everyone—students, parents, and staff—feels valued, supported, and respected.
Saudações calorosas,
Rikke
Principal, Aprendizes